----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nas grandes indústrias, é de suma importância buscar constantemente maneiras de maximizar a produtividade e garantir um melhor aproveitamento dos materiais e do tempo dos colaboradores. Conhecer a capacidade produtiva do seu negócio é essencial para identificar e reduzir a ociosidade e realizar tomadas de decisão estratégicas para aumentar o rendimento.

Pensando nisso, veja a seguir como calcular e diminuir esta ineficiência.

Como calcular a produção ociosa

O cálculo é feito em percentual, levando em conta valores relacionados ao trabalho direto e indireto, recursos, suprimentos, energia, manutenção industrial, entre outros custos operacionais. Manter um período fixo para calcular a ociosidade, gerando métricas mensais, trimestrais e semestrais, facilita o acompanhamento e a avaliação dos recursos de maneira mais efetiva.

Ao possuir esse conhecimento, torna-se possível identificar os gargalos, como máquinas que precisam de manutenção, colaboradores improdutivos ou estoque de matéria-prima em excesso, o que permite equilibrar custos e aumentar a produtividade a longo prazo. Calcular a produção ociosa é fundamental para evitar investimentos desnecessários e prejuízos operacionais.

Como diminuir a ociosidade

Algumas estratégias para diminuir a ociosidade incluem a definição de metas de produtividade e o investimento na capacitação e reciclagem das equipes de trabalho, além da aquisição de novos equipamentos e manutenção periódica. 

Com vasta experiência em soluções para automação de final de linha, a Kopempack se destaca como uma especialista na área. Nossos maquinários são projetados para otimizar os processos industriais, aumentar a eficiência e expandir a capacidade produtiva.

Ter conhecimento de sua produção ociosa é um ponto-chave para qualquer indústria, e controlá-la é essencial para otimizar o rendimento e evitar desperdícios. Ao adotar medidas como a automação industrial e o planejamento estratégico, é possível limitar a ociosidade, garantindo um processo qualificado, lucrativo e sustentável.

Você está procurando formas de elevar a eficiência e a produtividade do final da linha de produção da sua empresa? Clique aqui e conheça as soluções da Kopempack.

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro