----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não é novidade que a manutenção industrial desempenha um papel vital no nível de eficiência das operações de uma empresa. Com o passar dos anos, ela deixou de ser apenas um serviço que é acionado quando uma máquina precisa de conserto e tornou-se uma estratégia integral de gestão de custos e segurança no ambiente de trabalho.

Esse cuidado gera uma série de benefícios que vão desde a prevenção de perdas causadas por falhas de equipamentos até o aumento da produtividade. Por isso, compreender os diferentes tipos de manutenção é fundamental para a implementação de estratégias nesse sentido.

Aqui estão os principais deles:

1. Manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção serve para precaver adversidades antes que elas ocorram. Ela pode ser feita por meio de inspeções regulares, ajustes e pequenos reparos para garantir o bom funcionamento dos equipamentos. Além disso, ajuda a prolongar a vida útil das máquinas e a evitar paradas não programadas que podem impactar na produção.

2. Manutenção corretiva planejada

Quando problemas potenciais são identificados, a manutenção corretiva planejada entra em ação. Trata-se de um conjunto de atividades que têm como objetivo isolar e eliminar a fonte da falha, sem necessariamente interromper a continuidade do processo de produção. A melhor maneira de fazer isso é por meio da substituição, ou seja, retirando o item ou a peça a ser corrigida e substituindo-a por outra instantaneamente.

3. Manutenção preditiva

Diferente da manutenção preventiva, a preditiva é usada para acompanhar parâmetros capazes de indicar a necessidade de ajustes, troca de peças e prever possíveis defeitos nos equipamentos, permitindo intervenções antes que ocorram danos significativos, o que pode ser feito por meio de técnicas de monitoramento e análise de dados. O método ajuda a reduzir custos e períodos de inatividade, garantindo um funcionamento mais eficiente dos maquinários.

4. Manutenção detectiva

Esta envolve inspeções minuciosas para identificar falhas complexas que conseguem passar despercebidas nas operações recorrentes. Ela é essencial para detectar problemas que não são facilmente visíveis à equipe de manutenção e que podem levar a avarias graves se não forem verificados a tempo.

5. Manutenção corretiva não planejada

Quando ocorre uma falha inesperada no equipamento, a manutenção corretiva não planejada é realizada para retificá-la imediatamente. Embora seja algo que não costuma ocorrer com frequência quando as demais manutenções estão em dia, é de suma importância que a equipe técnica esteja sempre à disposição para garantir que esse tipo de problema interfira o mínimo possível na operação, evitando que os trabalhos sejam altamente prejudicados.

Assistência técnica da Kopempack: qualidade e confiança para nossos clientes

Em um esforço para promover a excelência e a produtividade, a Kopempack evidencia o posicionamento de uma empresa comprometida com a satisfação dos seus clientes. Além de desenvolver equipamentos de alta qualidade para o final da linha de produção, também fornecemos serviços completos de assistência técnica. Estes incluem: peças de reposição, testes de eficiência, treinamento especializado, além de instruções abrangentes de operação, segurança, limpeza e manutenção preventiva para a equipe de operadores.

Ao considerar a implementação destas estratégias, a Kopempack se destaca como uma parceira confiável, garantindo que seus clientes tenham sempre à disposição um suporte técnico ágil e eficiente. 

Para obter mais informações sobre nossos equipamentos e serviços de assistência técnica, entre em contato conosco!

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro