----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A revolução da Indústria 4.0: conceito, impactos e a contribuição da Kopempack para o mercado

Estamos vivendo um período de mudanças denominado Indústria 4.0. Embora o conceito seja amplamente conhecido, raramente exploramos a forma como ele está transformando todos os setores das grandes empresas.

Neste artigo, falaremos sobre este conceito, abordaremos os seus impactos na produção mundial e destacaremos o papel desempenhado pela Kopempack nessa revolução. Confira!

Conceito de Indústria 4.0

Em essência, a Indústria 4.0 (ou quarta revolução industrial) representa a integração de uma série de tecnologias de informação e automação na produção de bens de consumo. 

Ela abrange uma variedade de recursos, incluindo inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e virtual, Big Data - gestão e interpretação de dados - e os cobots - robôs colaborativos que desempenham um papel importante nesses espaços. 

Principais impactos: automação inteligente, monitoramento e redução de custos

Com esta tecnologia na indústria, é possível prever falhas de maneira dinâmica e resolver problemas de maneira instantânea, evitando atrasos em todo o processo produtivo. À medida que as máquinas se tornam mais eficientes, a incidência de erros diminui, resultando no aumento da produtividade e na otimização do tempo.

A automatização possibilita incorporar sistemas de acompanhamento detalhado via interfaces que promovem o controle preciso e a supervisão em tempo real dos processos de produção. Isso garante que os produtos finais atendam aos critérios  de qualidade.

Além disso, a quarta revolução vem deixando uma marca significativa na produção industrial. Seu impacto se estende além das grandes corporações, beneficiando também as micro, pequenas e médias empresas. Um exemplo é o programa-piloto Indústria Mais Avançada, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que envolveu 43 companhias distribuídas em 24 estados do Brasil.

Os resultados obtidos demonstram um aumento de 22% na produtividade dessas companhias a partir do uso de tecnologias. Esse avanço é crucial, pois não apenas alavanca a eficiência na utilização de recursos, como também estimula o desenvolvimento de produtos em larga escala. Com essa abordagem, as empresas puderam aumentar seus lucros, maximizando a operação da sua matéria-prima. 

Kopempack e SENAI: impulsionando a revolução da Indústria 4.0

Como você já deve ter percebido, a revolução da Indústria 4.0 está moldando o cenário atual e empresas como a Kopempack desempenham um papel crucial nessa transformação. 

Por meio de uma parceria com o SENAI, estamos comprometidos em preparar a próxima geração de profissionais para enfrentar os possíveis desafios e aproveitar as oportunidades que essa revolução tecnológica tem oferecido. 

Uma das maneiras que encontramos para fazer isso foi criando a Jornada de Aprendizagem, um programa onde problemas reais da indústria são levados para a sala de aula, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na prática. Neste processo, nós participamos de algumas aulas e palestras para afinar as tratativas e auxiliar os estudantes nessas atividades.

A Kopempack também oferece um programa de mentoria que conecta alunos a colaboradoradores experientes da empresa, proporcionando a oportunidade de vivenciar o cotidiano da indústria de perto - inclusive fazendo visitas à nossa sede para conhecer a nossa rotina de trabalho. Além disso, também participamos de conferências, palestras, feiras e workshops na instituição.

À medida que as novas tecnologias se integram cada vez mais às indústrias, podemos esperar uma contínua melhoria na eficiência e na competitividade. Como uma empresa inovadora, nosso papel é construir e lapidar o futuro do setor, garantindo que todos os envolvidos estejam preparados para os desafios e oportunidades que surgirem. A parceria entre a Kopempack e o SENAI existe para firmar esse compromisso.

Convidamos você a explorar nosso portfólio de soluções e fazer parte dessa transformação que está definindo os rumos do mercado. Entre em contato conosco e saiba mais. 

+55 41 3072-0335 | contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro