----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em uma lógica que prioriza cada vez mais a produtividade e a redução de custos, cada parada inesperada na linha automatizada de produção resulta em uma perda significativa da operação. Nesse cenário, uma estratégia de revisão dos equipamentos é essencial para qualquer indústria.

Pensando em evitar a parada total do maquinário, a manutenção preventiva se tornou o modus operandi do mercado. Porém, uma evolução desse processo já se destaca entre as principais tendências do setor: a manutenção preditiva.

Entenda a seguir tudo sobre esse próximo passo.

As diferenças entre manutenção preventiva e preditiva

A grande sacada da manutenção preventiva foi, ao invés de esperar por um problema no equipamento, programar inspeções distribuídas em intervalos de tempo, prevenindo que o erro sequer acontecesse.

Este modelo trouxe diversos benefícios para a indústria, diminuindo falhas por desgaste natural de acordo com as suas horas de uso ou ciclos de produção.

No entanto, muitas vezes a prevenção gera intervenções desnecessárias e não prevê as falhas que podem acontecer antes do próximo período de manutenção. Pensando em evoluir o processo, surge a manutenção preditiva.

A predição trabalha com o monitoramento do estado real do equipamento por meio de sensores, análises de vibração, temperatura, consumo energético e outros elementos da operação.

Com isso, é possível reduzir drasticamente as paradas não planejadas, as trocas prematuras de componentes e as manutenções inúteis. Em outras palavras, você só interrompe a máquina quando é realmente necessário.

Como implementar a manutenção preditiva na operação?

Para implementar o modelo de manutenção preditiva de forma eficaz, alguns passos são recomendados:

  1. Mapear os ativos críticos. É preciso identificar quais são os equipamentos de maior impacto na sua produção. Eles devem ser os primeiros a receber o monitoramento preditivo.
  1. Investir em tecnologia de monitoramento. Sensores e sistemas de análise serão essenciais para o acompanhamento contínuo e para a identificação da necessidade real de manutenção.
  1. Coletar, analisar e definir os dados. Esse modelo só funciona com o uso de dados confiáveis e indicativos bem parametrizados sobre o desempenho de cada equipamento.
  1. Contar com uma equipe qualificada de manutenção. É indispensável ter parceiros confiáveis e bem treinados para interpretar as informações e tomar decisões assertivas. É por isso que a Kopempack leva muito a sério a qualidade da assistência técnica oferecida.

Kopempack: sua parceira para uma manutenção preditiva

Com a tecnologia aprimorada e o parceiro certo, a sua linha de produção é capaz de alcançar muito mais eficiência e agilidade. A Kopempack oferece, há 24 anos, soluções de automação e suporte especializado para indústrias de todos os portes. 

Se você busca processos mais modernos, inovadores e orientados pela preditividade, fale com um de nossos especialistas e conheça a Kopempack!

Telefone/WhatsApp: +55 41 3072-0335
E-mail: contato@kopempack.com.br

Nossos artigos

Manutenção preditiva: o próximo passo para reduzir paradas na linha de produção

Em uma lógica que prioriza cada vez mais a produtividade e a redução de custos, cada parada inesperada na linha automatizada de produção resulta em uma perda significativa da operação.

A automação industrial é a maior parceira da segurança do trabalho

Se o foco do setor industrial era a velocidade e a produtividade da operação, agora, com os desafios da Indústria 5.0‍, ele se volta para as pessoas.

Indústria 5.0: veja como modernizar a sua fábrica para o futuro do setor

A Indústria 5.0 já é uma realidade e está redefinindo a operação e a produção das fábricas pelo mundo.

Tecnologia nacional: por que investir em soluções brasileiras de automação?

O avanço das tecnologias de automação tem transformado e impulsionado a linha de produção das indústrias brasileiras.

A relação da automação com a sustentabilidade nas indústrias

Tanto a otimização da eficiência quanto a sustentabilidade industrial deixaram de ser tendências e se tornaram requisitos essenciais no mercado brasileiro.

Manutenção preventiva x corretiva: entenda as diferenças e saiba qual é indicada para sua operação

A eficiência de uma linha de produção não depende apenas de tecnologia e automação, mas também da forma como os equipamentos são cuidados ao longo do tempo.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro