----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já comentamos por aqui que a busca pela produtividade é um verdadeiro desafio nas indústrias e empresas dos mais variados segmentos pelo Brasil. Afinal, este é um dos caminhos para o sucesso, uma vez que leva ao alto desempenho de toda a linha de produção, o que possibilita melhores resultados em lucros.

Existem diversos métodos para aumentar a produtividade na indústria, e nós separamos três deles para você conhecer e aplicar se fizer sentido para a sua realidade. Confira: 

Kanban

O Kanban (“sinal visual” ou “cartão”, em japonês) consiste em organizar visualmente os fluxos de trabalho, por meio de post-its ou outras sinalizações em formato de quadro, para descrever e detalhar etapas. 

Esse gerenciamento visual permite que a comunicação entre os membros da equipe seja mais clara e, além disso, possibilita que o colaborador seja mais produtivo, com menos estresse.

O sistema do Kanban padroniza sugestões e processos, tornando o trabalho mais ágil e eficiente.

Seis Sigma

Essa metodologia baseia-se em resolver problemas com eficiência. O principal objetivo dessa técnica é reduzir a quantidade de produtos defeituosos, trazendo mais lucros e maior satisfação aos clientes. 

Esse método identifica as possíveis causas de um problema com foco em desenvolver soluções eficientes e, a partir disso, aumentar a produtividade na indústria por meio de produtos com melhor qualidade.

5S

Organizar, conservar e manter o ambiente de trabalho limpo: essas são as principais premissas da metodologia do 5S. O 5S leva esse nome porque vem das palavras japonesas Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). 

Quando as empresas implementam essa técnica, elas se adequam a alguns aspectos, como:

  • Ferramentas de trabalho que não são úteis devem ser removidas do espaço de trabalho;

  • Todos os recursos que são necessários para a produção devem ter seus próprios locais específicos;

  • Os espaços devem permanecer limpos conforme as atividades são executadas;

  • A prática do 5S deve ser continuamente aplicada e melhorada.

Para garantir alta produtividade, a combinação entre fatores como funcionários, equipamentos e processos eficientes deve ser um objetivo dentro da indústria.

Falando em processos eficientes, a Kopempack pode te ajudar neste aspecto! Nossos equipamentos para automatizar a sua produção de final de linha contam com uma tecnologia avançada e 100% nacional. 

Além disso, as máquinas podem ser adaptadas conforme a sua demanda, tornando o ambiente de trabalho mais personalizado e facilitando o alto desempenho.

Nós possuímos um vasto portfólio que está presente em empresas de diversos setores em todo o Brasil e também no México, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Costa Rica!

Quer saber mais? Fale com a gente pelo telefone: +55 41 3072-0335.

Texto por: Camila Rodrigues.

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro