----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito se fala sobre ter mais produtividade e alta performance em tudo o que fazemos: no trabalho, na rotina de exercícios físicos, nos estudos… Mas você já ouviu falar sobre ergonomia? Sabia que esse aspecto também é extremamente importante, principalmente para aqueles que trabalham no ambiente industrial?

Neste artigo, você vai entender os motivos que fazem a ergonomia ser essencial no contexto das indústrias! 

NR-17

As Normas Regulamentadoras foram aprovadas em 1978 pelo Ministério do Trabalho brasileiro. Com isso, diversas regras para regularizar as funções dos trabalhadores surgiram, com o objetivo de garantir a segurança destas pessoas através da padronização. 

A NR-17 é conhecida como "norma da ergonomia" e, conforme descrito, ela "visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho." 

Em outras palavras, esta norma é uma regulamentação específica das condições de trabalho e tem a ergonomia como um dos seus principais aspectos de avaliação. No geral, seu principal objetivo é fazer com que as indústrias mantenham condições favoráveis para que todas as atividades sejam realizadas sem risco e sem comprometer a saúde e a segurança dos colaboradores.

Vantagens da ergonomia no ambiente industrial

Em primeiro lugar, é importante enfatizar que esse aspecto favorece a harmonia entre os trabalhadores e as suas funções, oferecendo mais bem-estar, segurança e conforto na rotina.

Consequentemente, podemos listar algumas vantagens:

  • Aumento da produtividade e alto desempenho
  • Melhora a qualidade de vida dos colaboradores
  • Redução de custos e possíveis prejuízos
  • Mais credibilidade para a imagem da empresa

Se você tem como objetivo melhorar os seus resultados e oferecer mais segurança para a sua equipe, investir na automação dos processos industriais é a solução ideal. 

Para isso, conte com a Kopempack! Nós desenvolvemos equipamentos personalizados conforme as suas necessidades, com tecnologia de ponta para otimizar as etapas de final de linha do seu negócio.

Estamos presentes em grandes marcas nacionais e em países como México, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Costa Rica! Para entender como podemos te ajudar, entre em contato conosco agora mesmo:


+55 41 3072-0335

contato@kopempack.com.br 

Texto por: Camila Rodrigues.

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro