----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

À medida que nos aproximamos de 2024, as inovações industriais continuam a se expandir, alimentadas pela evolução da Indústria 4.0. Este cenário dinâmico e em constante transformação promete redefinir os padrões de produção, eficiência e conectividade do setor.

Neste artigo vamos explorar as tendências que prometem moldar o contexto industrial no próximo ano, mergulhando nas tecnologias emergentes e nas estratégias que irão impulsionar esta esfera da economia. Confira.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)

A integração de IA e ML está destinada a alcançar novos patamares. Esses conceitos não apenas otimizam processos e tomadas de decisão, mas também vão se tornar catalisadoras de uma agilidade operacional sem precedentes. A capacidade de aprendizado em tempo real vai abrir portas para a adaptação contínua, fortalecendo as bases da fabricação inteligente.

Internet das Coisas (IoT) e Edge Computing

A IoT vai continuar sendo fundamental para a indústria. Entretanto, no ano que vem a fusão com o Edge Computing vai se destacar. Este conceito trata-se de um novo paradigma de computação onde os dados da IoT são processados na própria fonte onde são gerados ou o mais próximo possível da mesma. Isso não só reduz a latência, mas também lança os padrões para uma eficiência funcional, redefinindo a maneira como concebemos a interconexão digital.

Manufatura aditiva (Impressão 3D)

A tecnologia da impressão 3D está fadada a superar os limites da inovação. Ela vai deixar de ser somente uma ferramenta para se tornar cada vez mais a peça-chave para uma montagem personalizada, sustentável e eficiente. Redução de resíduos e ciclos de formação vão definir o novo padrão da fabricação, elevando o nível de qualidade da produção.

Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV)

Os mundos virtual e real vão se unir no próximo ano com RA e RV emergindo como catalisadores de transformação. Da capacitação dos trabalhadores à manutenção preditiva, essas tecnologias continuarão redefinindo as linhas da competência e segurança no local de trabalho, proporcionando uma experiência laboral inovadora.

Blockchain na cadeia de suprimentos

À medida que a complexidade da cadeia de suprimentos cresce, a tecnologia blockchain se eleva como guardiã da integridade das grandes indústrias. Em 2024, ela vai se tornar ainda mais segura e confiável para grandes escalas de produção, assegurando rastreabilidade e autenticidade em todos os estágios.

5G e conectividade avançada

A revolução industrial acelerou com a implementação generalizada do 5G. Com velocidades relâmpago, maior largura de banda, mais segurança e uma densidade exponencial de dispositivos conectados, ele vai criar uma nova era de interconexão, solidificando a base da Indústria 4.0.

Evolução dos sistemas de combate aos ataques cibernéticos 

Esta abordagem revolucionária não se baseia mais na premissa de confiar automaticamente em qualquer ponto da rede, definindo assim as estratégias de defesa digital. Em vez disso, adota uma postura proativa e meticulosa, onde cada ação, dispositivo e usuário são continuamente autenticados e validados, independentemente de sua localização na rede.

Avanços das tecnologias de digitalização da indústria

Em 2024, a integração de modelos digitais em processos industriais não apenas vai aumentar a energia operacional, mas também irá dar continuidade à construção do caminho para uma automação inteligente e abrangente em toda a cadeia de valor.

A Kopempack é pioneira quando o assunto é desenvolver soluções inovadoras para o final da linha de produção de indústrias de diversos setores. Desde 2007 trabalhamos para levar tecnologia de ponta 100% nacional para toda a América Latina. Se quiser conhecer nossos equipamentos e saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco!

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro