----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No universo industrial, existem diversas metodologias e modelos de negócios que as empresas decidem adotar para atingir certos objetivos, como ter mais produtividade, agilidade nas entregas, alto desempenho, segurança nas atividades e prezar pelo bem-estar da equipe. Dentre estes métodos, está o lean manufacturing.

Você já ouviu falar sobre isso? No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender os seus principais pilares e como esta técnica funciona!

O que é lean manufacturing, afinal?

Se formos traduzir o termo, significa manufatura enxuta, e isso explica bem o conceito: é um sistema de gestão que procura aumentar a produtividade e a eficiência da linha de produção por meio da redução de desperdícios, evitando erros e redundâncias. 

Este modelo foi criado por Taiichi Ohno, um engenheiro da marca de automóveis Toyota e, por isso, também é conhecido como “sistema Toyota de produção”. 

O lean manufacturing descreve cinco princípios básicos, sendo eles: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. Conheça um pouco mais de cada etapa abaixo!

Valor

Resumidamente, é tudo que o cliente considera importante, ou seja, que atende exatamente às necessidades naquele momento específico. Esse valor pode ser percebido de diversas formas, seja no design, funcionalidade, marca, etc. Com a manufatura enxuta, essa visão é essencial para que os produtos ou serviços sejam entregues de maneira correta, evitando o desperdício.

Fluxo de valor

É a soma de todas as etapas que levam o produto da produção até o cliente. Ao fazer a análise do fluxo de valor, é necessário eliminar atividades desnecessárias ou repetitivas, filtrando e fortalecendo as que efetivamente tornam a matéria-prima em algo que as pessoas estão dispostas a comprar.

Fluxo contínuo

O fluxo do lean manufacturing presume uma produção sem interrupções e de cada parte do produto por vez, seguindo o princípio do "sem desperdício". Isso também inclui ações como processar pedidos com rapidez e garantir um estoque baixo.

Produção puxada

Na produção puxada, os produtos são fabricados apenas quando há demanda. Assim, elimina-se a necessidade de estoque. 

Perfeição

Para chegar até aqui, é preciso que todas as outras etapas tenham sido efetuadas e que o foco na redução dos desperdícios não comprometa a qualidade do que é produzido.

Enfim, para finalizar, algumas vantagens do lean manufacturing são: melhoria contínua, redução de custos, agilidade na produção, maior capacidade produtiva e otimizações no ambiente de trabalho.

A Kopempack desenvolve equipamentos personalizados para automatizar os seus processos de final de linha! Possuímos um vasto portfólio de máquinas que estão presentes em empresas de diversos setores em todo o Brasil e também no México, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Costa Rica!

Quer saber mais? Fale com a gente pelo telefone: +55 41 3072-0335.

Texto por: Camila Rodrigues.

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro