----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A automação industrial trata-se do uso de soluções tecnológicas, como softwares, hardwares, máquinas eletromecânicas e equipamentos específicos, para automatizar e otimizar processos.

Ela integra as áreas mecânica, eletrônica e de tecnologia da informação (TI) e é responsável por aumentar a competitividade das indústrias no mercado, pois promove o aumento de produtividade.

Mas por que a automação industrial é tão importante nos dias de hoje?

Essa transformação tecnológica tem permitido que as empresas cheguem cada vez mais longe, com soluções que englobam processos que até pouco tempo necessitavam de mão de obra humana para funcionar corretamente.

Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não veio para  substituir os humanos pelas máquinas, mas sim para realocar os colaboradores em atividades mais estratégicas e menos repetitivas. Dessa forma, a automação industrial permite que os processos sejam mais ágeis, eficientes e seguros, com menos custos, desperdícios e erros.

Além disso, ao aplicar este conceito inovador ao seu negócio, você também pode:

 - Melhorar as condições de trabalho, aumentando a segurança e eliminando atividades perigosas;

- Aprimorar a disponibilidade de produtos de modo que a empresa consiga fornecer as quantidades necessárias no momento exato;

- Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos da empresa, reduzir custos e diminuir o tempo de produção das mercadorias;

- Conferir mais autonomia nos processos de fabricação, de modo que os operadores não precisem de tanto conhecimento técnico para o manuseio do maquinário.

A Kopempack é especialista em equipamentos para automação de final de linha. Oferecemos soluções completas para as indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêuticas, químicas, entre outras.

Conheça um pouco mais sobre alguns dos nossos equipamentos:

- Soluções para envase: realizam o enchimento dos recipientes com o produto fabricado - que pode ser líquido, pastoso, sólido, em grãos ou em pó;

- Encaixotadoras: são máquinas que fazem a embalagem dos mais diferentes tipos de produtos em caixas de acordo com a quantidade definida na sua programação. Algumas das nossas soluções chegam a encaixotar até 20 caixas por minuto;

- Esteiras transportadoras: transportam os produtos entre as etapas da linha de produção, integrando linhas de abastecimento de pallets vazios ou cheios a partir de transferência linear ou lateral.

Todos os equipamentos da Kopempack são fabricados com materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta 100% nacional, seguindo as normas técnicas e regulamentares vigentes. Além disso, eles contam com um sistema de controle eletrônico que permite ajustar os parâmetros de operação conforme a necessidade do cliente.

A Kopempack também oferece serviços de assistência técnica, manutenção preventiva e corretiva, treinamento operacional e reposição de peças. Tudo isso com uma equipe qualificada e comprometida com a sua satisfação.

A automação industrial é uma tendência irreversível no cenário atual que traz inúmeros benefícios para as empresas que a adotam. No entanto, ela também exige planejamento, investimento e capacitação para ser implementada com sucesso.

Se você quer saber mais sobre as soluções da Kopempack, entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo! 

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Elivelton Trindade 

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro