----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O cuidado com o armazenamento de matéria-prima é um fator que exige muita atenção no segmento industrial. Afinal, são estes os recursos que mantêm a produção ativa, desencadeando todo o processo operacional das empresas. 

Em todos os segmentos, mas especialmente no ramo alimentício, o cuidado com esses insumos precisa ser gerido seguindo uma série de protocolos para que o produto recebido pelo consumidor final tenha a qualidade esperada e a segurança alimentar garantida.

Confira algumas dicas importantes para adequar os seus processos, e garantir que a conservação de matérias-primas perecíveis seja realizada corretamente:

  1. Entenda que estocar esses produtos não significa apenas guardá-los em algum espaço qualquer;
  2. Garanta que cada tipo de insumo seja preservado em um ambiente adequado, considerando fatores como: necessidade de refrigeração, temperatura, luminosidade e umidade;
  3. Fique atento à execução das normas de higiene nestes locais para que os produtos não sejam contaminados já no início do ciclo de produção; 
  4. Siga as boas práticas de fabricação (BPF) e normas determinadas pelo Ministério da Saúde;
  5. Invista em um bom sistema de gestão para que os produtos sejam utilizados no momento ideal, evitando o desperdício em casos de perecimento;
  6. Busque apoio na tecnologia, tanto para catalogar, quanto para controlar o armazenamento. Assim é possível identificar e antecipar problemas, focando em soluções ágeis e eficientes. 

Com essas informações você já consegue avaliar o cenário atual do seu negócio, planejar os próximos passos para melhorar ainda mais a gestão do armazenamento da matéria-prima utilizada na produção de alimentos. 

Acompanhe o blog da Kopempack para ler mais assuntos relacionados ao setor industrial e conheça nossas soluções de automação para final de linha! 

Entre em contato conosco:
+55 41 3072-0335
contato@kopempack.com.br
https://www.kopempack.com.br/ 

Texto por: Ana Carolina Maoski

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro