----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A transformação digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as indústrias que desejam se manter competitivas no mercado atual. No entanto, muitas empresas cometem erros que comprometem esse processo. 

No artigo a seguir, vamos identificar os cinco principais obstáculos para garantir o êxito na modernização de fábricas e indicar o que deve ser feito para evitá-los. Confira:

  1. Subestimar a amplitude da transformação digital

É comum que muitas empresas subestimem a importância da digitalização, reduzindo-a apenas à adoção de tecnologia. No entanto, esse conceito vai muito além da simples implementação de novas ferramentas. É essencial compreender que a inovação é um meio para atingir diversos objetivos, como mudanças na cultura organizacional, nos equipamentos, nas estratégias comerciais, no atendimento ao cliente, na comunicação, entre outros aspectos.

  1. Não dedicar tempo à comunicação interpessoal

Não basta apenas definir planos e metas, é necessário comunicar claramente os motivos por trás das mudanças relacionadas à inovação e garantir o alinhamento de todos os colaboradores. Os líderes e gestores devem estar engajados e dispostos a promover as alterações necessárias, além de identificar e lidar da melhor forma possível com eventuais resistências por parte de todos os envolvidos no processo.

  1. Não ter uma equipe qualificada

Investir nas habilidades dos colaboradores é uma estratégia essencial para empresas que desejam implementar novas tecnologias. Reconhecer e desenvolver talentos representa um grande potencial de gerar resultados rápidos e redução de custos a longo prazo. Se isso não for possível por algum motivo, buscar apoio de consultorias e serviços terceirizados pode ser uma alternativa eficaz.

  1. Enxergar como um projeto de curto prazo

É importante entender que os benefícios da transição podem levar tempo para serem percebidos, especialmente quando envolvem variações na cultura organizacional. Ter uma perspectiva do futuro é essencial para assegurar o êxito. No início do projeto, defina indicadores de performance e desempenho para, com o passar do tempo, conseguir compreender se a implementação da tecnologia está realmente trazendo benefícios e bons resultados.

  1. Não confiar em soluções existentes

As alternativas do mercado geralmente são desenvolvidas com base nas melhores práticas e acompanham as tendências tecnológicas. Depender exclusivamente do trabalho humano, por exemplo, pode resultar em menos produtividade e maior incidência de erros.

Em resumo, evitar esses erros pode ajudar sua indústria a navegar com sucesso pelo processo de transformação digital, tornando-a mais preparada para os desafios do setor.

Kopempack e a transformação digital

A Kopempack é uma parceira essencial nesta jornada. Com mais de 400 equipamentos desenvolvidos para diversos setores da economia, estamos comprometidos em ajudar as empresas a se tornarem mais produtivas, ágeis e competitivas. 

Desde 2007, temos nos empenhado em oferecer tecnologia avançada e 100% brasileira para toda a América Latina. Nossos maquinários viabilizam a integração de sistemas e facilitam os processos de envase, encaixotamento, transporte e paletização. 

Acreditamos que a transformação digital não apenas implica uma mudança tecnológica, mas representa um futuro em que a eficiência, a produtividade, a segurança e o desempenho são fundamentais e acessíveis para a indústria!

Entre em contato conosco para saber como nossas soluções podem mudar a sua operação.

+55 41 3072-0335  |  contato@kopempack.com.br

Texto por: Ana Paula Ferreira

Nossos artigos

Maximizando a eficiência na indústria alimentícia: o papel da automação industrial

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm revolucionado diversos setores da indústria, em especial o alimentício. 

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-12

As Normas Regulamentadoras desempenham um papel fundamental na garantia de ambientes seguros e saudáveis para os trabalhadores de diversos setores da economia. 

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro