----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As indústrias químicas possuem necessidades e cuidados específicos, pois trabalham com a fabricação de produtos que podem ser inflamáveis e corrosivos. 

Por isso, analisar minuciosamente quais equipamentos de automatização farão parte da linha de produção é essencial para a segurança dos operadores, das máquinas e dos itens que elas trabalharão, garantindo o manuseio adequado, dentro dos requisitos higiênico-sanitários, técnicos e das normas de controle determinadas pelos órgãos regulamentadores deste segmento.

Resistência é o fator número um para a escolha

Não é qualquer material que pode entrar em contato com alguns elementos químicos, substâncias e reagentes, portanto, antes de mais nada, é necessário avaliar do que é composto o produto.

O aço inox é altamente resistente aos químicos, o que o torna uma boa opção, seja para peças - como as correias -, ou toda a base de sustentação. 

Outra alternativa é o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), um plástico rígido que não é corroído facilmente e pode ser utilizado em condições térmicas e mecânicas variadas. 

Sistemas de segurança precisam ser considerados

Reduzir ao máximo o contato da equipe com os produtos é outro fator indispensável para garantir um ambiente com riscos reduzidos. Escolha a máquina que tenha mecanismos que minimizem a necessidade de manipulação direta:

  • Monitoramento por interfaces, com portas - feitas de vidro, acrílico ou  policarbonato, materiais transparentes e seguros -, que desarmam toda a alimentação elétrica e pneumática quando são abertas e ampliam a visualização do processo à distância são alguns deles.

No portfólio da Kopempack, a CSEK se destaca na utilização em indústrias químicas, pois possui todos esses diferenciais e é ideal para trabalhar com itens clorados, como água sanitária e hipoclorito, por exemplo, mas pode ser desenvolvida sob medida para a necessidade da sua empresa, assim como todas as nossas soluções.

Clique aqui e confira o equipamento em ação.

Entre em contato conosco e tenha inovação e tecnologia de ponta para o final de linha do seu negócio. Estamos presentes em grandes marcas nacionais e países como México, Chile, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Costa Rica.

+55 41 3072-0335

contato@kopempack.com.br 

Texto por: Geane Godois.

Nossos artigos

O que esperar da Inteligência Artificial na indústria?

Na Indústria 5.0, um elemento poderoso está moldando profundamente a forma como concebemos, produzimos e gerenciamos nossas operações: a Inteligência Artificial (IA).

Desvendando o Controlador Lógico Programável (CLP): o que é e como ele é utilizado na indústria?

Na era da automação e da tecnologia avançada, dispositivos como o CLP (Controlador Lógico Programável) desempenham um papel fundamental na otimização dos processos industriais. 

Como a manutenção pode contribuir com a redução de custos na sua empresa

Você sabia que a manutenção industrial não se baseia apenas em consertar máquinas quebradas, mas trata-se, também, de uma ferramenta estratégica para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional? Muitas empresas subestimam o impacto positivo que ela pode proporcionar aos seus resultados financeiros.

Inteligência Artificial na indústria: desvendando o futuro da produção

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial (IA) se transformou em uma grande aliada da indústria?

5 erros que impedem a transformação digital da sua indústria

A transformação digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as indústrias que desejam se manter competitivas no mercado atual.

Como a manutenção industrial pode reduzir custos e impulsionar a rentabilidade das empresas?

A manutenção industrial é vista, muitas vezes, apenas como uma necessidade operacional.

Solicite uma proposta
e tenha a melhor tecnologia
do mercado brasileiro